Marketing de Conteúdo: O que é e como funciona?

Marketing de Conteúdo, é uma estratégia do Inbound Marketing. Ele visa engajar o seu público-alvo, através da criação de conteúdo relevantes. Atraindo, envolvendo e agregando valor para sua marca e assim gerando mais negócios.

Se a sua empresa ainda não utilizar o marketing de conteúdo como uma estratégia, então, está na hora de aderir a essa tendência. Afinal, atualmente o marketing de conteúdo é um investimento indispensável para as empresas que desejam se manter no mercado.

Aliás, hoje para uma empresa se consolidar como uma marca de sucesso, ela precisa estar bem posicionada digitalmente. Além de ter uma boa visibilidade em seus canais online. Uma vez que, estar presente nas redes digitais, não é mais suficiente. É preciso se tornar uma referência.

Para isso, conhecer e utilizar adequadamente as técnicas do inbound marketing é vital, e o marketing de conteúdo é uma dessas técnicas poderosas, que pode alavancar seus negócios.

Porém, se você ainda não conhecer o marketing de conteúdo, não se preocupe! Preparamos uma guia definitivo para você esclarecer todas as suas dúvidas, e se tornar um especialista no assunto.

Ficou interessado? Então, fique comigo e confira!

O que é o marketing de conteúdo?

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Marketing de Conteúdo

Primeiramente, o marketing de conteúdo é uma estratégia que auxilia as empresas a gerar valor para os seus produtos e serviços através de conteúdos relevantes para o seu público. Sendo assim, busca atrair clientes e potenciais clientes para os seus canais (Blog, site, redes sociais), oferecendo informações que são valiosas.

Certamente, analisando o perfil dos consumidores, veremos que ocorreram mudanças significativas nos últimos anos. Os clientes estão mais exigentes, e com o acesso facilitado às informações, buscam empresas de referência que sejam autoridade em seus segmentos antes de concluir uma negociação.

Assim, o marketing de conteúdo, é a estratégia ideal para tornar sua empresa uma autoridade no seu segmento de atuação. Lembre-se que não se trata do que sua empresa faz, mas sim do que os seus clientes necessitam. Ou seja, a estratégia é oferecer conteúdo que resolvam problemas e apresentem soluções para sua persona.

Além disso, pesquisas apontam que para um cliente concluir uma compra, ele precisa ter acesso a sua marca, pelo menos por três vezes. Ou seja, quem não é visto, não será lembrado.

Como funciona o marketing de conteúdo?

Agora que você já conhece o que é o marketing de conteúdo, vamos entender como ele funciona. Inicialmente parece simples, não é mesmo? Basta escrever um texto, publicar em uma rede social e pronto.

No entanto, para que o marketing de conteúdo seja efetivo, é essencial seguir algumas regras básicas, para gerar um conteúdo de qualidade. O seu conteúdo precisa ser importante para o seu público, de fácil leitura e agradável.

Existem uma série de regras que se seguidas, podem lhe auxiliar a criar um conteúdo campeão na web, confira a seguir.

Otimize seus conteúdos para web

Como otimizar o seu conteúdo?

Confira algumas dicas para otimizar o seu texto, e melhorar o seu conteúdo online:

  • Seguir as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) – SEO, significa “otimização para os mecanismos de busca”, são uma série de dicas que auxiliam o seu conteúdo a ser apresentado pelos buscadores, como no Google por exemplo; Quando melhor for sua otimização, mais destaque o seu conteúdo recebe na rede.
  • Legibilidade – Para que seu conteúdo seja atrativo, ele também precisa ser de dinâmico. Assim uma estrutura com parágrafos cursos, utilização de listas, e informações coerentes facilitam a leitura e atraem mais leitores.
  • Utilização de palavras chaves – É através das palavras chaves que os buscadores localizam o seu conteúdo. Por esse motivo, antes de começar a escrever é essencial um planejamento, para saber que direção seguir.
  • Escaneabilidade – É a forma de formatar o seu texto para que ele fique atrativo ao olhar. Ou seja, criar um texto visualmente atrativo, com intertítulos, imagens otimizadas e parágrafos que facilitem a leitura.
  • Revisão – Todo bom conteúdo apresenta uma escrita impecável. Sendo assim, seu texto deve ser livre de erros ortográficos e de digitação. 

Outra questão relevante é a apresentação do seu conteúdo. Sendo que, além de produzir um material de qualidade a forma como você entrega esse conteúdo também é importante.

Como? Você pode entregar o seu conteúdo, através de artigos, e-books, manuais, webinars, infográficos, vídeos, entre outros. A criatividade também conta pontos na hora de atrair a atenção do seu público.

Porque o marketing de conteúdo traz resultados?

O marketing de conteúdo traz resultados para sua empresa, pois melhorar seu posicionamento online e amplia a autoridade da sua marca frente aos seus consumidores. 

Além disso, traz diversos outros benefícios quando aplicado da forma correta, gerando tráfego para a suas páginas, e consequentemente ampliando a possibilidade de captação de leads, ou seja, novos clientes.

Por isso, se você está em dúvida, quanto a investir em marketing de conteúdo. Saiba que esse investimento é uma necessidade, para que sua empresa alcance visibilidade e autoridade no meio digital.

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